Kant sobre o problema da liberdade e do determinismo: uma releitura da Terceira Seção da “Fundamentação da metafísica dos costumes”
DOI:
10.69577/2965-6257.2023.6Keywords:
Immanuel Kant, Ética, Fundamentação da metafísica dos costumes, Liberdade, Lei moralAbstract
O objetivo deste artigo é propor uma reinterpretação da Terceira Seção da “Fundamentação da metafísica dos costumes”, um dos textos mais enigmáticos e mais debatidos de Immanuel Kant (1724-1804). Iniciaremos oferecendo um panorama geral da leitura mais canônica desse texto, que atribui a Kant a intenção de propor uma dedução da realidade da lei moral, dedução essa que teria flagrantemente falhado. Em contrapartida, apresentaremos uma leitura conjunta de três textos kantianos centrais acerca do problema da liberdade e da moralidade: i) a terceira antinomia da razão pura na “Crítica da razão pura”; ii) a própria “Terceira Seção”; e iii) a doutrina do factum da razão na segunda “Crítica”. Tentando trazer à luz a continuidade de fundo entre essas passagens, concluiremos propondo uma chave de leitura diferente para o argumento kantiano que tanto intriga os comentadores. Argumentaremos que não há aqui, na verdade, a tentativa de uma dedução em sentido estrito, mas antes a afirmação de uma distinção categorial entre o âmbito empírico da realidade e o âmbito numênico e a constatação inevitável do fato de nossa consciência da lei moral, que simplesmente se impõe a nós como parte de nossa constituição.
Downloads
Metrics
References
ALLISON, Henry. Kant's Theory of Freedom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
FUGATE, Courtney D. The Teleology of Reason: A Study of the Structure of Kant’s Critical Philosophy. Berlin – New York: De Gruyter, 2014.
HUTTER, Axel. Das Interesse der Vernunft: Kants ursprüngliche Einsicht und ihre Entfaltung in den transzendentalphilosophischen Hauptwerken. Hamburg: Felix Mainer Verlag, 2003.
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Trad., int. e notas Valerio Rohden. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 3ª ed., 2011
_______________. Crítica da razão pura. Trad. e notas Fernando Costa Mattos. 3 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP – Editora Universitária São Francisco, 2013
_______________. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad., int. e not. Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarolla, 2009.
PATON, H. J. The Categorical Imperative: A Study in Kant's Moral Philosophy. Philadelphia, Pennsylvania: University of Pennsylvania Press, 1971.
SCHÖNECKER, Dieter e WOOD, Allen W. A “Fundamentação da metafísica dos costumes” de Kant: um comentário introdutório. Trad. Robinson dos Santos e Gerson Neumann. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
TOMÁS DE AQUINO. Sobre a eternidade do mundo. Trad. Márcio A. D. Custodio e Tadeu M. Verza. 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/45088776/Sobre_a_eternidade_do_mundo_de_Tomas_de_Aquino_tradu%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 26/07/2022.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 212
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 201
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Gustavo França

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.